Notícias

Quando o trabalhador recebe a rescisão zerada?

Você já ouviu falar ou mesmo já passou pela situação de pedir demissão ou ser demitido e não ter nada a receber? Pois é, isso é mais comum do que se imagina.

Mas você sabe porque acontece? Como são feitos os cálculos? Saiba a seguir através do nosso artigo.

Entenda como funciona a rescisão

A rescisão fica zerada quando não há valores a serem entregues ao colaborador, quando os valores de débitos são iguais ao de créditos. Em alguns casos a rescisão apresenta um valor negativo, que é quando os débitos são maiores que os créditos, neste caso, a empresa deve zerar os valores, não podendo fazer uma rescisão negativa, pois entende-se que o funcionário trabalha para receber seu salário, e não para pagar o empregador, sendo assim o colaborador não arcará com os custos, neste caso o sindicato pode negar a homologação.

Em casos de demissão o ex empregador deve entregar na data da homologação toda a documentação de seguro desemprego, FGTS, e carteira de trabalho já com a devida baixa, nos casos em que o colaborador pede demissão, não há os “benefícios” acima.

Em muitos casos há pessoas que pedem demissão antes de cumprir o período de experiência, nesses casos, a rescisão zerada é quase certa, visto que o período é de apenas 45 dias. Se este não for o seu caso, já tem algum tempo na empresa, verifique os descontos, se não está devendo algo a empresa, em questão financeira, isso pode ocorrer em casos de demissão. Mas se foi um erro a empresa deverá refazer toda a documentação rescisória.

Os descontos de benefícios só são autorizados conforme o empregado, devendo haver provas, papéis assinados comprovando a autorização do desconto, que inclui benefícios como planos de saúde e odontológicos, seguros de vida, etc. Se não houver provas da autorização de desconto fica provado a existência de fraude.

Toda a burocracia necessária deverá passar pelas mãos do sindicato, podendo haver negativas, ou mesmo a necessidade de refazer os cálculos de revisão, por isso, você empregador faça tudo cuidadosamente, para que não tenha problemas maiores com o ex colaborador. 

Connect

Fique conosco

Inscreva-se a nossa newsletter para obter a mais recente notícia sobre Deireito e deveres

Favor habilitar seu javascript para enviar este formulário

Image

Unidade 1

Rua Manuel Borba, 257 Conj. 124 - 12º Andar 
04743-010 - Santo Amaro 
São Paulo/SP

Telefone: (11) 3360-4042

Unidade 2

Avenida Pacaembu, 1976 
01234-000 - Pacaembu 
São Paulo/SP

 

Celular

(11) 99355-2274
Image